Voz do Consumidor

Empréstimo consignado: vantagem ou desvantagem para o consumidor?

CREDITO: wayhomestudio - br.freepik.com

O consignado é uma opção de empréstimo concedida por bancos e instituições financeiras para um determinado público. É um empréstimo com pagamento indireto em que as parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física beneficiada.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), essa modalidade está em crescimento no país por ser considerada uma das menores taxas que existem no mercado.

O empréstimo consignado parece ser uma boa opção para quem busca um crédito “saudável”. Mas nem tudo são flores. Existem desvantagens na contratação desse serviço.

Uma delas é a falta de acesso ao contrato e a ocultação de informações adequadas e claras sobre todos os detalhes da negociação, de modo que o consumidor não tem o verdadeiro esclarecimento das complicações.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê os princípios da transparência e informação para o consumo, no qual os direitos e deveres do consumidor devem ser claros e de fácil entendimento.

Na maioria das vezes, a falta de informação e a facilidade de obter o crédito leva o consumidor ao endividamento. Por isso, as facilidades apresentadas pelo empréstimo consignado devem ser vistas com cuidado, especialmente diante das características do contrato de adesão.

A contratação deste serviço pode conter armadilhas para quem não é bem informado. Ao contratar o empréstimo tenha atenção e cautela.

De acordo com dados preliminares do Banco Central referentes ao mês de setembro, a taxa de inadimplência ao crédito do sistema financeiro no Brasil chegou a 3,04% — a instituição entende por inadimplência dívidas em atraso há mais de 90 dias.

A falta de conhecimento é um dos principais motivos que fazem as pessoas caírem nas “dívidas ruins.” No Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a dívida a bancos, operadoras de cartão de crédito, financeiras e leasing atinge 52% dos 62,6 milhões brasileiros com o nome negativado.

Leia também:

PIX: saiba tudo sobre o novo sistema de pagamentos do Banco Central

Decisão inédita em MG impede Hotmilhas de negociar pontos da TAM

Cliente ganha R$ 10 mil após ter urinado na calça depois que funcionário de supermercado o impediu de usar o banheiro


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments