Voz do Consumidor

Grandes lojas são flagradas praticando maquiagem de preço na Black Friday

Durante a Black Friday, fiscais do Procon Estadual do Rio de Janeiro vistoriaram 25 lojas. Destas, seis em shoppings localizados nas Zonas Norte, Oeste, Sul e Baixada Fluminense, além de monitorar 10 websites de e-commerce.

Como resultado, a loja física da Natura apresentou indício de maquiagem de preço de um condicionador para cabelos. Dia 13/11 o produto era vendido de R$34,50 por R$22,90. Dia (27/11), o produto sofreu aumento, custando R$25,90, como item de Black Friday.

Já no e-commerce, dos 10 sites monitorados, os fiscais constataram o mesmo problema em quatro sites.

No Submarino o preço de Black Friday para uma Smart TV 43” e um notebook foi o mesmo da data antecedente à promoção (26/11/2020). A loja informou preço anterior maior do que era praticado para o Notebook.

Nas Casas Bahia, uma lavadora de roupas participante da oferta estava com o mesmo preço de antes.

A Fastshop anunciou em seu site um fogão cinco bocas por R$2.299,00 com preço anterior de R$2.743,00. Valor este não praticado desde o começo do acompanhamento pelos fiscais em outubro deste ano.

No Shoptime o valor de uma lavadora de roupas, ao ser colocada no carrinho, ia de R$ 1090,00 para R$ 1.299,99.

A Fiscalização

Desde o mês de outubro, a equipe de fiscalização e pesquisa vem monitorando os preços dos itens mais buscados durante a Black Friday. Televisores, celulares, fogões, geladeiras e lavadoras estavam no radar dos agentes.

Os fiscais encontraram irregularidades em cinco estabelecimentos comerciais: Natura, Tok e Stok, Claro e duas lojas do Ponto Frio. À primeira vista, todas exibiam o valor das parcelas de forma mais visível do que o preço total do produto e do número de parcelas.

Neste sentido, o objetivo da operação foi checar as denúncias e verificar se houve maquiagem de preços.

Descumprimento da oferta e publicidade enganosa durante a Black Friday além de orientar os fornecedores sobre o CDC e normas consumeristas.

Nesse interim, a ação ocorreu em lojas de eletrodomésticos, vestuários, perfumarias, artigos esportivos, telefonia, móveis e artigos para o lar.

*Com informações do Procon-RJ

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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