Voz do Consumidor

Comprou o produto pela internet? Venha conhecer quais são os seus direitos!

Compra pela Internet! Antes de realizar qualquer compra virtual faça uma pesquisa para saber se o site realmente existe! É seguro?

A compra pela internet cresce a cada dia. Mas, você realmente conhece os seus direitos?

O que fazer quando o produto demorar demais para ser entregue? O que posso fazer quando o produto não é igual ao que eu queria? E caso o produto estragar?

Essas são algumas das dúvidas que surgem quando fazemos compras pelas lojas virtuais.

O Código de Defesa do Consumidor, mesmo sendo escrito antes desse “bum” do comércio eletrônico, é a norma que se aplica a essa relação.

Com isso, vamos as nossas dicas.

Confira a procedência da loja virtual antes de comprar.

Antes de realizar qualquer compra virtual faça uma pesquisa para saber se o site realmente existe, se possui endereço físico, CNPJ, se possui um canal virtual ou um número de telefone para tirar suas dúvidas e fazer reclamações e principalmente, pesquise quais são as principais reclamações que existem da loja virtual.

Nos tempos de hoje quase nada fica escondido, caso não ache nada sobre o site, se suspeitar que há algo errado, não realize a compra.

Leia sempre todas as informações que estão no site no momento da venda.

No momento de realizar as compras pelos meios virtuais, sempre leia o que está escrito, qual o prazo de entrega do produto, qual o valor total da compra com a taxa de entrega, quais os juros no caso de parcelamento, qual a garantia que a loja irá conceder ao produto (além da garantia do código de defesa do consumidor), qual o prazo para trocar o produto e qual a forma de devolvê-lo e receber seu dinheiro de volta.

Tudo o que está escrito ali deve ser rigorosamente cumprido.

Guarde todos os comprovantes da compra, e-mails, anote o protocolo, print as telas do site e sempre exija a nota fiscal.

Nunca aja por impulso e por emoção no momento da compra. Conheça antes todos seus direitos.

Você tem o direito de se arrepender das compras realizadas pela internet mesmo após o recebimento do produto, sabia?

Todas as compras realizadas pela internet podem ser canceladas pelo consumidor caso ele simplesmente não goste do produto.

O consumidor tem um prazo legal de 7 dias, após o recebimento do produto, para devolvê-lo, sem ter que pagar nada por isso. Nem mesmo as taxas de entrega podem ser cobradas.

Todos os valores pagos para que a compra fosse realizada devem ser imediatamente devolvidos ao consumidor.

O produto estragou, o que fazer?

Caso o produto estrague, o consumidor terá o prazo total da garantia para reclamar. E a loja, mesmo que virtual, tem o direito de ter 30 dias para consertá-lo, desde que não seja produto essencial.

Se for produto essencial, ou seja, aquele que é importante para o seu dia a dia, como por exemplo uma geladeira, a troca deve ser imediata.

Todo produto possui garantia?

Sim, todos os produtos colocados no mercado possuem a garantia legal que é aquela que está determinada no Código de Defesa do Consumidor.

O prazo mínimo de garantia é de 30 dias para produtos não duráveis, como os alimentos e bebidas por exemplo, e de 90 dias para produtos duráveis.

Se a loja virtual fornecer algum prazo de garantia contratual maior do que a legal, ela obrigatoriamente tem que cumprir com a oferta.

compra pela internet
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O produto não chegou até hoje. E agora?

Caso o produto não chegue dentro do prazo contratado, o consumidor deverá entrar em contato, primeiramente, com a empresa para registrar uma reclamação. Bom lembrar sempre de anotar o protocolo ou o nome da atendente e o horário da ligação.

Caso o consumidor faça a compra pela internet e não receba o produto dentro do prazo contratado, ele poderá desistir da compra e pedir o dinheiro de volta.

Se ainda assim não tiver solução, acione o PROCON ou o poder judiciário da sua cidade . Em algumas situações, cabe até mesmo danos morais.

Cai em um golpe e agora? O site sumiu. Comprei e não levei.

Se ainda assim, cair em algum golpe quando comprar online, faça um boletim de ocorrência e procure o mais breve possível o poder judiciário.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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