Voz do Consumidor

Energia e gasolina vão ficar mais caras

Consumidor vai sentir o peso no próximo ano, afinal gasolina e energia vão aumentar o preço

gasolina vai ficar mais cara

Consumidor vai sentir o peso no próximo ano, afinal gasolina vai ficar mais cara, a energia também.

A inflação deve ficar neste ano em um dos patamares mais baixos da história, ainda que a pandemia estivesse presente. No entanto, o consumidor vai começar o ano de 2021 sentindo peso no bolso, afinal alguns setores vão ficar mais caros.

Os combustíveis devem encerrar o ano em baixa, contudo sofrerão aumento no ano que vem, com as cotações recuperadas após a pandemia.

Na área da Saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) afirmou que beneficiários de planos de saúde vão receber reajustes dos valores deste ano, aplicados em 12 meses, contados a partir de janeiro do ano que vem.

Também vale destacar que a energia elétrica deve sofrer aumento em 2021, afinal as empresas do setor receberam empréstimos para repor o prejuízo gerado pela pandemia. Esse custo vai ser repassado para as tarifas, em 54 parcelas descontadas nas contas de luz, no ano que vem, já iniciando neste mês de dezembro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou nesta semana a volta das bandeiras tarifárias. Antes estava verde e agora retorna para vermelha, ou seja, a conta de luz vai ficar mais cara.

Mais setores sofrem

Outro setor que deve sofrer aumento é o transporte público, como é algo visto todos os anos. A tendência pode ser maior no ano que vem, devido ao histórico de que no ano de eleição a tarifa é menor, e no ano seguinte, aumenta o valor.

Enquanto isso, os alimentos devem seguir caros nos primeiros meses de 2021, tendo uma queda no preço a partir de abril.

Já os medicamentos podem ter aumento a partir de março, por conta do impacto do dólar sobre a indústria do setor. Segundo informações do pesquisador do Ibre FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), André Braz.

Por: Lara Hinkel

Gasolina vai ficar mais cara, Leia também:

Contrato de Financiamento: você está sendo enganado?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments