Voz do Consumidor

Vai ter décimo terceiro do Bolsa Família em 2020?

Sem posicionamento ainda do Governo o décimo terceiro do bolsa família 2020 ainda não está garantido, portanto resta dúvidas a quase 14 milhões de beneficiários.

No ano passado, logo após editar uma MP para garantir o décimo terceiro do Bolsa Família o Presidente Jair Bolsonaro liberou o pagamento extra.

Naquele o momento ele garantiu que que o mesmo seria anual, mas neste ano de 2020 ainda não mandou publicou a MP que trará o beneficio aos brasileiros participantes do programa.

O Ministério das Cidades, até então responsável pela coordenação do Programa, não garantiu o deposito do mesmo.

De acordo com técnicos do governo, em princípio, a distribuição do auxílio emergencial de R$300,00 durante parte da pandemia, já teria substituído o 13º.

Veja também: Gasolina vai ficar mais cara

décimo terceiro do bolsa família
Foto site da CEF

O pagamento do 13º é fundamental, de acordo com o deputado André Janones (Avante/MG). Este defensor do auxílio emergencial e também do pagamento do décimo terceiro do bolsa família:

“O Povo já vem sofrendo com o aumento do preço dos alimentos.

O décimo terceiro do Bolsa família, assim como o auxilio emergencial são para muitos uma questão de sobrevivência. è ter o que comer dentro de casa.

Além disso essa injeção de recurso faz as pessoas consumirem mais e portanto reaquece a economia.”

Diferença entre o décimo terceiro do bolsa família e 13º do trabalhador em geral.

Quem recebe o Bolsa família recebe o 13º como uma parcela extra no final do ano. Já o trabalhador em geral, de acordo com as leis trabalhistas, deve receber 1/12 de sua remuneração mensal no final do ano.

Antes de tudo é bom saber que todos os trabalhadores com carteira assinada, têm direito ao pagamento do 13º salário, informa o contador Marcos Fausto Silva

Mesmo com a redução da jornada de trabalho, ainda sim devem receber o 13° de acordo com o tempo trabalhado, sem contar esta redução.

É bom todos saberem que a partir de quinze dias de trabalho já tem direito a receber o valor do 13º salário, como falado, de acordo com o tanto que trabalharam.

De acordo com a lei que rege o 13º a regra também inclui aposentados e pensionistas do INSS.

Já pelo contrário, Funcionários demitidos por justa causa perdem o direito de receber a gratificação natalina (como também é chamado o 13º).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments