Voz do Consumidor

O PIX é seguro? Especialista dá dicas de segurança

O PIX é seguro? Especialista fala sobre a segurança do PIX, este novo modo de transações bancárias e de pagamentos ainda deixa alguns usuários desconfiados.

O PIX é nova ferramenta de transferências bancárias e pagamentos instantâneos. Através dele pode se fazer transações em qualquer hora do dia ou da noite, inclusive fins de semanas e feriados

De acordo com o Banco Central, o PIX promoverá um aumento da digitalização das transações bancárias, substituir formas conhecidas de pagamento como tradicionais TED e DOC, além de reduzir o uso de papel moeda.

Dicas de Especialista

De acordo com o especialista em marketing digital, Rafael Angeli, o PIX surge como uma ferramenta que proporciona maior interatividade entre as partes. Entretanto, cuidados deverão ser tomados nesse ambiente financeiro digital.

“O PIX é seguro? Antes de tudo saiba que ele possui a criptografia.

Ou seja, protocolos de segurança para impedir terceiros de lerem as mensagens privadas –

assim como acontece com o WhatsApp, a autenticação, serve para confirmar a identidade do cliente e do agente financeiro”, explica.

“Mesmo sendo testado inúmeras vezes para evitar fraudes, só será possível saber se o sistema é totalmente seguro, quando as pessoas começarem a utilizá-lo. ” Frisa Angeli. “O maior risco hoje está nas operações financeiras. Atenção, não clique em links desconhecidos e faça o máximo de esforço para focar na autenticidade das informações”.

“Se você for transferir dinheiro para alguém, cheque sempre se os dados da pessoa estão corretos, envie para ela confirmar antes de fazer a operação, por exemplo”. Rafael afirma ainda que o PIX possui os mesmos módulos de segurança de uma TED ou DOC, operações já conhecidas pelos usuários.

Ao se utilizar a ferramenta deve atentar-se a algumas dicas de segurança, como a utilização somente de canais oficiais, não inserir senhas ou dados fora do canal oficial da sua instituição financeira e no caso de a chave ser o e-mail ou o número de celular fique atento pois o usuário recebera um código de confirmação e autenticidade.

O PIX é Seguro?
oO PIX é seguro?

O que é PIX? Como faço para cadastrar? Quais as vantagens?

O PIX é um novo sistema de fazer pagamentos e transferências que entrou em uso em novembro. Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) pode participar.

No PIX usa-se uma chave, ou código para identificar sua conta, portanto não há mais a necessidade de digitar todos os dados da conta para se fazer a transferência ou pagamento, basta digitar o código PIX ou acessá-lo via QR-CODE.

Pode se usar como chave o CPF ou CNPJ, seu endereço de e-mail, o número do seu telefone celular ou ainda uma chave aleatória gerada pela instituição que você solicitou.

O PIX vai permitir realizar transações 24 horas por dia durante toda a semana, inclusive finais de semana e feriados.

Outra vantagem é a realização imediata do pagamento da conta ou a transferência de valores.

A previsão é de que em menos de dez segundos a operação seja concluída. O que facilitaria, por exemplo, no caso de uma conta de água ou luz atrasada, com a realização imediata poderia se solicitar ou evitar um corte dos serviços.

Confira abaixo o passo a passo para se cadastrar no PIX:

1º Passo: Caso você tenha mais de 18 anos, consulte sua instituição financeira a respeito da disponibilidade do serviço.

2° Passo: Escolha sua chave PIX (CPF ou CNPJ, seu endereço de e-mail, o número do seu telefone celular ou uma chave aleatória).

3º Passo: Faça Cadastro no site ou aplicativo da sua instituição financeira.

Caso a escolha da chave PIX seja o e-mail ou número do celular, ocorre uma validação do usuário, seja por confirmação no e-mail ou solicitação de um código enviado ao dispositivo.

Vacina contra Covid-19 não será para todos, diz Ministério da Saúde

O site voz do consumidor tem parceria com o Portal Uai

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments