Voz do Consumidor

Pagamentos por WhatsApp devem virar realidade em 2021

Pagamentos por WhatsApp devem virar realidade no ano que vem. A previsão é de que a função esteja disponível no primeiro trimestre de 2021.

pagamento por WhatsApp

De acordo com o presidente da Mastercard, João Pedro Paro Neto, os pagamentos por WhatsApp devem virar realidade no ano que vem. A previsão é de que a funcionalidade esteja disponível no primeiro trimestre de 2021. Mas atenção: o recurso só estará disponível para celulares, não podendo ser realizado por meio de computadores.

A transferência e o pagamento por WhatsApp foi anunciado em julho deste ano, entretanto o Banco Central suspendeu o acordo. Neto ressalta que a possibilidade é pequena de o lançamento ocorrer ainda em 2020.

WhatsApp Pay

Conhecido como WhatsApp Pay, o aplicativo possibilitará que usuários recebam e enviem dinheiro para seus contatos, além de efetuarem pagamentos no WhatsApp Business. Já as transferências só serão possíveis com o Facebook Pay, e para isso, é necessário configurar um cartão de crédito ou débito para efetuar a operação.

O serviço funciona gratuitamente, sem cobrança de taxas nas transferências ou pagamentos. Além disso, a consulta pode ser feita através da aba “Pagamentos”, no “Ajustes”, quando assim estiver disponível. Será indicado ainda se o pagamento foi efetuado, se não foi, se expirou, dentre outros avisos.

Limites

Para usuários de contas pessoais, o limite é de R$1 mil por transação, podendo ser realizadas até 20 transações por mês. No entanto, não é possível ultrapassar o limite de R$5 mil por mês.

Enquanto isso, quem tem uma conta WhatsApp Business não possui limite de transações, porém o mensageiro cobra uma taxa fixada em 3,99%.

Transferências

As transferências entre contas pessoais só ocorrem por meio de cartões de débito. Os cartões de crédito só podem ser usados para enviar pagamentos para as empresas que possuem conta no WhatsApp Business. Além disso, é necessário ter a configuração do Facebook Pay para receber pagamentos por vendas.

Para uma operação segura, recomenda-se que os códigos de verificação de WhatsApp e Facebook não sejam compartilhados. Além disso, as informações entre usuários possuem criptografia, apesar das transações não serem protegidas com criptografia ponta-a-ponta.

O WhatsApp também garante que os dados são armazenados de forma segura, e que reconhecimento facial e biométrico, além de autenticação de dois fatores, podem ser ativados para maior segurança.

Os pagamentos podem ser feitos com cartões de bandeira Visa ou Mastercard. Os bancos participantes até agora são Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

Por: Lara Hinkel


Leia também:

Cuidados com os reajustes dos planos de saúde

Saiba como ter desconto na conta de luz

Saiba como bloquear ligações de telemarketing

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments