Voz do Consumidor

Como anda a economia?

economia brasileira 2021

Com o mês de janeiro chegando ao fim, 2021 já caminha esperançoso com a chegada da vacina e promete crescimento de 4% da Economia brasileira, com expectativa de melhoras após o ano de 2020 em crise.

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus bagunçaram a economia brasileira. Muitas pessoas perderam empregos, estabelecimentos fecharam e o Governo criou o auxílio emergencial para ajudar a população.

Muito se dizia que, ainda com o fim do auxílio neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) poderia crescer em até 4%, como afirma o ministro da Economia Paulo Guedes. Ele acredita que o Brasil possa crescer economicamente em 3 a 3,5%, com a possibilidade de chegar até 4%.

No Boletim Focus, feito pelo Banco Central e economistas, o PIB pode chegar a 3,31% neste ano. No entanto, oficialmente, o Ministério da Economia prevê 3,2%.

Alguns analistas veem a necessidade do Brasil realizar uma reforma para diminuir os impactos causados pela pandemia e se recuperar economicamente em 2021.

No entanto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê crescimento da taxa de desemprego para este ano, visto que houve o aumento de pessoas que estão procurando por emprego. A projeção é de que o número chegue a 14,6%.

Ainda, em relação à inflação, a projeção da CNI é de que o IPCA encerre este ano com 3,55%, abaixo do objetivo do Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,75%.

Acredita-se que, após as eleições para presidência do Senado e da Câmara, em fevereiro, as reformas tributária e administrativa sairão do papel e podem trazer uma expectativa positiva para a economia.

Dessa forma, com a redução das incertezas e com a chegada da vacina, o Brasil pode se recuperar economicamente. O investimento deverá se acelerar neste ano e medidas importantes para o ajuste fiscal serão discutidas.

Por Lara Hinkel

Leia também:

Grande BH ganhará central de vendas de produtos agrícolas

Conta de luz mais barata em 2021 

Passagem de ônibus está mais cara em BH

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments